A nossa história

O projeto Crescer com Amigos nasceu através de uma parceria entre a TLG – Transforming Lives for Good e a Serve the City Portugal em 2014. 

A TLG – Transforming Lives for Good teve origem em 1998 em Bradford, no norte da Inglaterra, com uma pequena escola para jovens excluídos do sistema escolar. Em 2010, a TLG percebeu que era necessário prevenir e fazer mais pelas crianças, antes que elas fossem excluídas do sistema escolar. Começaram então o programa Early Intervention, no qual se baseia o programa Crescer com Amigos. 

A Serve the City Portugal, por sua vez, segue um modelo implementado em muitas outras cidades por todo o mundo, que mobiliza uma rede de voluntariado para ir ao encontro das pessoas mais vulneráveis da cidade. Após desenvolver um trabalho de proximidade com a população sem-abrigo, a Serve the City percebeu que muitas das histórias que iam acabar na rua tinham começado com uma infância com grandes dificuldades e que era preciso atuar mais cedo. 

Em 2014, estas organizações juntaram-se com um único propósito: prevenir o abandono escolar precoce em Portugal, interromper a perpetuação de um ciclo de poucas oportunidades e pobreza e dar o apoio a milhares de crianças que necessitam. E em 2015 o projeto Crescer com Amigos foi criado para dar apoio a 18 crianças em 3 escolas em Lisboa. Desde então, mais de 140 crianças foram acompanhadas em 12 escolas na Grande Lisboa.

Em 2019 este projeto começou a ser gerido pela Associação TLG – Crescer com Amigos Portugal, para a partir de 2020 desenvolver uma estrutura que possa crescer e chegar a ainda mais crianças que necessitam, por todo o país.