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“Quando a vida acontece”
08th February 2024
Para o T, este caminho era desafiador e complexo. Fui-me apercebendo que o nosso encontro semanal era algo estável na sua semana. Onde ele não era julgado ou não tinha a pressão de responder de explicar o que quer que fosse. Simplesmente como dois amigos contávamos como estava a correr a semana, os desafios e quais as emoções e o gatilhos que o levavam a discutir e por vezes a agredir os colegas e tentávamos perceber como ter uma estratégia para que isso não voltasse a acontecer.
Ler maisAndré Mota
Empatia gera calma
12th December 2023
Quando uma criança é regulada emocionalmente, a medula no cérebro também se acalma e a resposta ao trauma é diminuída. [...] Portanto, isso significa que a empatia de um adulto para com uma criança vai ajudar a criar um bom tom vagal e, assim, ajudar a criança a se acalmar e a regular-se emocionalmente. Há muitas crianças que podemos ajudar desta forma, simplesmente respondendo-lhes de uma maneira diferente, sintonizada e com uma empatia tranquilizadora.
Ler maisEquipa CCA
Próxima paragem: “regresso às aulas”
05th September 2023
Mudanças bruscas podem ter um impacto muito forte. Suavizar as transições através de manter elementos (objetos ou atividades) semelhantes na rotina nova, que estavam presentes nas férias, pode ser uma forma de permitir que a criança se sinta mais segura, confiante e motivada.
Ler maisEquipa Executiva CCA
As crianças são verdadeiramente o futuro!
05th June 2023
Temos o dever de abraçar a criança, de a fazer sentir digna dos seus direitos, porque todos os dias a criança tem direito a ser feliz, a sentir-se importante para os outros, a continuar a sonhar, a imaginar e a brincar sem parar.
Ler maisMarisa Moreira Bossa
Sete hábitos dos bons pais e dos pais brilhantes
06th April 2023
As crianças não nascem com livros de instruções e nós pais precisamos de parar para refletir no que andamos a fazer com os nossos filhos.
Ler maisMiriam Pego
Olhos abertos!
21st March 2023
Sempre gostei muito de conversar e de trabalhar com crianças e comecei a fazê-lo desde cedo na minha igreja e em acampamentos. O ambiente de escola, ou aquilo que dentro dela se pode criar, aprender e construir em conjunto, sempre me atraiu. Gosto da diversidade que ela envolve, das possibilidades. Começar como voluntária na minha escola primária foi a cereja no topo do bolo. Foi um privilégio voltar ao bairro e escola onde cresci.
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