Blog

O que é isso de termos tempo de qualidade com as crianças?

O que é isso de termos tempo de qualidade com as crianças?

09th July 2024

O que é isso de termos tempo de qualidade com as crianças?

Vida louca, completamente atarefada, a pressão das manhãs, a pressão dos fins do dia, a pressão do emprego, as dificuldades do trânsito, sentir que temos de apagar todos os fogos… Mas será que somos a primeira geração sujeita a tantas exigências?

As mulheres e os homens sempre cuidaram da casa e até tinham tempo para criar pequenas hortas, também colaboravam noutras tarefas fora de casa, tratavam da roupa sem máquinas de lavar, ainda faziam o seu próprio pão, etc. Hoje em dia a vida exige-nos à força que sejamos pais perfeitos, maridos e esposas perfeitos, amigos extraordinários, familiares sempre presentes, trabalhadores dedicados e exímios, cidadãos exemplares…

Enfim, tudo isto e muito mais!

E no meio de tudo isto de vez em quando paramos para pensar: será que estou a passar tempo de qualidade com os meus filhos? Com as crianças próximas de mim?

Em relação aos nossos próprios filhos tem de haver um fundo equilíbrio para que não nos aniquilemos e deixamos de ter vida própria. Para que o meu “eu” não desapareça por completo em função de surgir o “eles”. O “nós” do casal muitas das vezes fica para uma segunda opção e a sensação é de desalento, desânimo, um sentimento de algo incompleto ou não realizado.

É bom recordar que acima de tudo as crianças precisam de sentir-se amadas, desejadas, acarinhadas, contidas e sentir respondidas todas as suas necessidades. Precisam de tempo connosco para aprender exemplos, modelos, para exercitarem o seu direito de dúvida, de fazer todas as perguntas, de ter oportunidade de trocar ideias em debate e de expor sentimentos. Precisam de qualidade de tempo.

Depois de um dia de maior ausência há que largar tudo pra abraçar as nossas crianças, brincar com elas, fazê-las sentir completamente amadas, muito antes de ir a correr verificar todos os e-mails, pensar no jantar ou seguir as notícias na televisão. Basta uns minutos de abraços e mimos, de ouvir atentamente as “queixas” sobre o dia na escola para que cada um possa regressar a pouco e pouco às suas tarefas, trazendo um pouco do espaço íntimo de cada um para o seu próprio interior.

À medida que as nossas crianças crescem, o desejo é que se tornem mais autónomas o que não significa necessariamente que haja um afastamento, uma maior distância. Saber gerir prioridades, dizer que não a determinadas situações ou pessoas mesmo correndo risco de sermos incompreendidos, poderá ser o suficiente para garantir que as crianças ao nosso redor têm o tempo de qualidade que necessitam. Temos nos assegurar que os amamos, que estamos presentes, que somos eficazes nessa presença, que lhes proporcionamos este sentimento de segurança, que de alguma forma representamos um farol orientador, um modelo, mesmo que de vez em quando tínhamos de fazer cara menos simpática e colocar os pontos nos “is”.

Na Crescer com Amigos temos uma consciência muito clara que este tempo de qualidade é essencial ao bem-estar emocional de cada criança. Cada criança que passa uma hora semanal com um dos nossos voluntários é o foco exclusivo da sua atenção naquele momento de coaching. Com a criança no centro, toda esta caminhada ao longo do ano letivo gera uma aproximação relacional, que pode tornar-se uma base segura para a vida desta criança da sua família. E assim, num trabalho de um para um, com apoio de um coach por uma hora por semana, faz-se uma diferença tão grande na vida de alguém, que passa a ver o futuro com muito mais Esperança! Cada voluntário é valiosíssimo nesta dádiva de tempo uma dádiva de Amor em qualidade.

Equipa Executiva CCA

Equipa Executiva CCA

Dina Santana, Marisa Bossa, Sarah Moura

Latest blogs

“Quando a vida acontece”

André Mota | 08th February 2024

Empatia gera calma

Equipa CCA | 12th December 2023

Próxima paragem: “regresso às aulas”

Equipa Executiva CCA | 05th September 2023

As crianças são verdadeiramente o futuro!

Marisa Moreira Bossa | 05th June 2023