Blog

Insucesso escolar

Insucesso escolar

30th August 2022

As causas do insucesso escolar podem ser muito variadas, desde problemas sensoriais, problemas físicos, intelectuais e/ou emocionais, são alguns dos responsáveis pelo insucesso escolar. As dificuldades de aprendizagem, são o tipo de dificuldades mais referidas quando se pensa em insucesso escolar. Os alunos com dificuldades de aprendizagem apresentam alterações na receção, organização e expressão da informação.  

A disparidades entre a realização escolar e a capacidade intelectual do aluno podem ser visíveis na expressão oral, na compreensão auditiva, na expressão escrita, na capacidade básica de leitura, na compreensão do que é lido, nos cálculos matemáticos e raciocínio matemático (Fedul Registar, 1977). Miranda Correia (1997) faz ainda referência a outro grupo de alunos considerados 'em risco educacional'. Estes alunos também poderão experimentar insucesso escolar na medida em que estão expostos a ambientes socioeconómicos e socioemocionais muito desfavoráveis. Como poderão ter um percurso escolar 'normal' alunos (são tantos!) que vivem em condições habitacionais degradadíssimas e no seio de famílias completamente desestruturadas? 

As consequências do insucesso poderão manifestar-se de formas diferentes, mas têm sempre na base uma forte desmotivação, uma baixa autoestima e um baixo autoconceito académico. Quando o aluno sente que apesar do seu esforço não consegue obter o esperado sucesso, vai procurar proteger a sua autoestima e desiste das tarefas académicas. Muitos destes alunos deixam de ir às aulas: as aulas tornam-se o espelho da sua incapacidade. A imagem que têm de si como estudantes é muito negativa (auto-conceito académico), por isso, procuram investir em atividades em que o sucesso seja realmente possível, por exemplo em atividades desportivas. 

O número de alunos que abandonam a escola antes de concluir a escolaridade obrigatória e aqueles que, apesar de estarem na escola, não vão às aulas é demasiado elevado!

Uma das razões que justificam fortemente este facto é, sem dúvida, a sua incapacidade para obter sucesso escolar.  

Não menos preocupante é a situação dos alunos que apesar do insucesso persistem na tarefa de aprender, vivendo dia a dia o sofrimento de receber negativa atrás de negativa... Muitos destes deprimem, outros permanecem em silêncio, sofrendo a angústia de não ser capaz... As consequências são dramáticas... por esta razão, a escola tem urgentemente que se reorganizar para dar a cada aluno a possibilidade de desenvolver as suas áreas mais fortes, o seu verdadeiro potencial. Só desta forma a escola poderá ser verdadeiramente inclusiva. 

Na CCA, estamos comprometidos em alcançar algumas destas crianças, os nossos coaches trabalham individualmente com crianças que estão a ter dificuldades na sala de aula por diversos motivos e isso pode incluir ajudá-las a aprender os mecanismos de reconhecimento e gestão das suas emoções, falando com as crianças acerca do que as preocupa e resolvendo quaisquer tipos de dificuldades que estejam a ter em contexto de aula. O propósito é conduzir a um aumento dos seus níveis de aprendizagem e ajuda-las a sentirem-se mais motivadas e envolvidas no seu processo de educação.  

- Marisa Bossa

Marisa Moreira Bossa

Marisa Moreira Bossa

A Marisa é casada com o Nuno e têm 2 filhos. Formada em Psicologia (especialista em psicologia comunitária) e Diretora Executiva da Crescer com Amigos.

Latest blogs

Crianças resilientes e sensatas

Equipa Executiva CCA | 05th December 2024

Coach e o coração de novos começos

Dina Santana Torres | 05th September 2024

“Quando a vida acontece”

André Mota | 08th February 2024

Empatia gera calma

Equipa CCA | 12th December 2023

> View all latest blogs