Blog

Livros no Natal?

Livros no Natal?

20th December 2022

Livros no Natal?

Qual será o presente ideal nesta época festiva? É difícil escolher um presente que satisfaça crianças e adultos. Trazemos a sugestão da oferta de livros com uma crescente motivação para a leitura, uma prenda prática, não muito dispendiosa, educativa e que pode ser partilhada em conjunto por toda a família.

Sim, desenvolvem a compreensão! A criança pode desenvolver o pensamento lógico e a compreensão, reter informação e gerar um sentimento de autonomia através da leitura. Os livros promovem o desenvolvimento cognitivo.

Sim, contribuem para o crescente aumento da concentração e compreensão do mundo. É importante que desde cedo a criança seja habituada a folhear os livros, de acordo com a sua faixa etária, pois este tempo de leitura vai sempre promover o aumento das suas capacidades de concentração. Ao ser estimulada a refletir, a criança aprende a questionar ideias preconcebidas, a contactar com realidades diferentes e outras circunstâncias, compreendendo o mundo de uma forma diferente. Este conhecimento contribuirá bastante para que a criança cresça mais confiante e segura.

Sim, facilitam o desenvolvimento da fala, do vocabulário e consequentemente da leitura. Desde muito cedo é importante trabalhar a interpretação daquilo que ouvimos ou lemos, expressar ideias de uma maneira clara e com poucos erros, quer na oralidade quer na escrita. Para aqueles que já sabem ler, quanto mais praticarem mais sentirão uma crescente autonomia e enriquecimento, o que também contribui para uma autoestima mais sólida.

Sim, incentivam a imaginação. Os livros infantis estão cheios de aventuras e fantasia, exercitam a imaginação da criança e ajudam ao desenvolvimento da sua criatividade. A criança finge ser personagens, viver uma aventura, viver uma realidade diferente daquela que conhece, e muitas vezes reproduz a história nas suas próprias brincadeiras. A leitura facilita estas novas experiências e ainda que não sejam reais, serão muito benéficas para o desenvolvimento artístico e criativo da criança.

Sim, facilitam o conhecimento das emoções. Os livros são auxiliares preciosos na tarefa de reconhecer, validar, e lidar com os seus próprios sentimentos e as emoções dos outros. A capacidade de se colocar no lugar do outro, experimentar um contexto diferente do seu, de viver outras experiências, permitirá a criança aceitar a diferença, o que a tornará mais tolerante e mais empática, com benefícios incríveis nos seus relacionamentos interpessoais.

- Equipa CCA

Equipa Crescer com Amigos

Equipa Crescer com Amigos

Joana Gama; Marisa Bossa; Rute Cunha e Sarah Moura

Latest blogs

Um dia farei tudo de forma diferente.

Andréa Timor | 31st January 2023

Era uma vez… uma carta

Mafalda Ribeiro | 20th December 2022

O baú do imaginário

Joel Bueche Lopes | 19th October 2022

Insucesso escolar

Marisa Moreira Bossa | 30th August 2022

> View all latest blogs