Blog

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades…

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades…

11th January 2022

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.(…)”  

Diz Camões (e diz a vida)que  o mundo é composto de mudança; seja na natureza à nossa volta, nas pessoas que nos rodeiam, nas circunstâncias e experiências que vamos vivendo, vemos ciclos que se abrem e que se fecham. Vivemos num mundo onde nada é permanente, a não ser a mudança que marca momentos, duração das coisas, ciclos que são tão importantes na nossa existência. 

Gosto de pensar no novo ano como um novo ciclo de desafios, de novas oportunidades, novas experiências, novas decisões e propósitos que podem impulsionar-nos a crescer como pessoa, como profissional, como alguém que tem um efeito na vida das pessoas à sua volta e do próprio ambiente onde experienciamos a arte do viver. Não significa isso que a nossa vida vai mudar radicalmente no novo ano; apenas que há possibilidade de mudanças, grandes e/ou pequenas. 

Nós próprios podemos buscar ativamente mudanças que tornem a nossa existência mais satisfatória e com um maior sentido! É bom desejar a mudança, nunca é tarde demais para sermos melhores pessoas e viver uma vida mais plena. Então, porque não esperarmos grandes coisas e fazermos a nossa parte? 

Comecemos com metas possíveis de serem alcançadas e adequadas à realidade, pequenos gestos e atitudes, coisas simples mas que fazem toda a diferença! Deixemos pra trás o que lá deve ficar (perdoemos e esqueçamos) e prossigamos adiante.

Como o que fica de nós, quando partimos desta vida, é o impacto que causámos na vida das pessoas, que as pessoas sejam prioridade nas nossas metas e planos para 2022!

Na Crescer Com Amigos, desejamos que este ano traga muitas oportunidades para promovermos a mudança na vida de tantas crianças: maior foco nos estudos; maior resiliência para ultrapassarem os muitos desafios que enfrentam na escola, na família, entre os seus amigos; oportunidades de partilharem os seus sonhos, sentimentos, pensamentos com um adulto de confiança que as ajudará florescer na escola e para a vida.  Mas, para que tal aconteça, precisamos de si! 

Precisamos que coloque a nossa associação na sua lista de resoluções para este ano e envolva-se: seja como coach, passando uma hora da sua semana com uma das nossas crianças, seja envolvendo-se nas coisas praticas da nossa organização, seja contribuindo financeiramente para este projeto. 

Ajudar cada aluno a atingir o seu pleno potencial é o nosso grande propósito! É que que nos move e do qual resulta satisfação, sentimento de utilidade, alegria, plenitude, entusiasmo e motivação para fazer a diferença na vida de uma criança! Para isso sim, vale a pena fazer mudanças! 

Mude connosco neste ano e ajude-nos a levar a esperança à vida de muitas famílias!

- Iolanda Vera Cruz de Melo

Iolanda Vera-Cruz de Melo

Iolanda Vera-Cruz de Melo

A Iolanda é casada e mãe de duas filhas. Formada em Psicologia (especialista em Psicologia clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação). É coordenadora do "Projecto Família Saudável" e missionária na APECP, uma organização internacional há 72 anos em Portugal. Secretária na Direção do CCA.

Latest blogs

“Quando a vida acontece”

André Mota | 08th February 2024

Empatia gera calma

Equipa CCA | 12th December 2023

Próxima paragem: “regresso às aulas”

Equipa Executiva CCA | 05th September 2023

As crianças são verdadeiramente o futuro!

Marisa Moreira Bossa | 05th June 2023