Blog

O Bem Comum

O Bem Comum

14th July 2022

Creio que não é possível encontrar uma acção que me diga respeito apenas a mim. Tudo o que faço, de alguma forma, tem efeitos naqueles que me rodeiam.

Até mesmo um simples pensamento me molda e, eventualmente, desembocará nos actos que faço ou deixo de fazer. Vistas as coisas desta perspectiva, a nossa liberdade reveste-se de acrescida responsabilidade. Tudo o que faço tem implicação no outro, seja bom ou mau.

O que decido ignorar, aquilo com que sou conivente e a minha definição de prioridades imprimem a minha marca no mundo, que poderia ser outro, se eu fosse outro também.
Por esta razão precisamos de um objectivo norteador para as nossas acções. A simples busca da satisfação pessoal pode facilmente se tornar em insatisfação para o outro.

Curiosamente, a insatisfação dos que me rodeiam, tarde ou cedo, também vai perturbar os meus projectos de felicidade. O bem e o mal funcionam numa espiral de reciprocidade. O estado dos que me rodeiam estende-se a mim e, por sua vez, o meu estado se estenderá ao outro, e assim sucessivamente.

Porque então não procuramos mais avidamente o bem comum?

Com receio daqueles que vão explorar a minha bondade acabo por me retrair e tentar assegurar o meu bem particular, adiando ainda mais a possibilidade de um mundo melhor para todos.

Há que confiar no carácter persuasivo do bem e entregarmo-nos abnegadamente à busca do bem comum.

- Natanael Gama

Natanael Gama

Natanael Gama

O Natanael é casado com a Joana e têm dois filhos. É professor de Tipografia e Design na Escola Superior de Arte e Design. Autor do blogue Ao Deus Desconhecido.

Latest blogs

Vamos ler?

Marisa Moreira Bossa | 12th August 2022

Jogos tradicionais na Praia

Equipa Crescer com Amigos | 02nd August 2022

Justiça social

Sarah Moura | 28th July 2022

O que é para mim ser coach…

Genny Chaveiro | 20th June 2022

Porquê elogiar?

Marisa Moreira Bossa | 23rd May 2022

> View all latest blogs