Blog

Próxima paragem: “regresso às aulas”

Próxima paragem: “regresso às aulas”

05th September 2023

As férias de verão são para muitas pessoas a melhor época do ano. Como bons portugueses cantamos “Eu gosto é do Verão”! O sol, o descanso, o tempo em família, os passeios e lugares novos, os sabores e cheiros de que já tínhamos saudades, e até a satisfação por conseguir acabar aquele livro que apanhou pó o ano todo! Mas o tempo de voltar às aulas, voltar ao trabalho chega e também é bom, é importante. 

Esta mudança, um pouco brusca, pode ter um impacto muito forte nas crianças. Suavizar as transições através de manter elementos (objetos ou atividades) semelhantes na rotina nova, que estavam presentes nas férias, pode ser uma forma de permitir que a criança se sinta mais segura, confiante e motivada.

É importante como pais e professores estarmos preparados para gerir esses sentimentos e encorajarmos as crianças a encontrarem motivação nesta mudança /novidade. 

Assim, e apesar de cada criança ter a sua personalidade e particularidades, deixamos algumas dicas de transição que esperamos que possam ajudar!

 Alguns exemplos:

     1 - Pulseira das saudades – muitas crianças ficam com saudades de casa, dos pais, e o início das aulas custa mais por causa desses sentimentos. Levar uma pulseira que represente ou relembre a família e a casa / férias pode ajudar a criança a sentir-se acompanhada pela família enquanto tem saudades dela. Quando chegarem a casa no final do dia digam que também tiveram saudades deles mas que agora estão juntos de novo e que é muito bom partilhar as experiências novas da escola.

     2. Se nas férias jogavam UNO ou outro jogo todas as noites, procure manter o hábito, mas numa versão adaptada à nova rotina;

     3. Se na semana antes das aulas a criança acampou, permita que durma mais uma ou duas noites num saco de cama dentro do quarto!

     4. Se recebeu um brinquedo ou livro novo nas férias, pergunte se quer levar para a escola algum dia para mostrar aos amigos e professores.

     5. Crie um caderno de experiências incríveis: Se nas férias teve um passeio ou visitou algum lugar, imprima algumas fotos desse dia e cole num caderno escrevendo ao lado o que mais gostou e aprendeu! As páginas seguintes desse caderno serão para preencher com “experiências incríveis”, mas agora durante o ano letivo e de aprendizagem com os amigos, colegas novos, e quem sabe alguma visita de estudo!

     6. Setembro e Outubro ainda são meses de sol e calor, que tal um passeio depois das aulas, um gelado, uma ou outra saída mais descontraída enquanto ainda não há muito para estudar?

     7. Peça aos pais dos colegas do(s) seu(s) filho(s) (novos ou do ano passado) para irem ao parque ou a sua casa brincar um pouco para que se lembrem de como é bom estar com amigos e poderem ter novamente essa alegria neste ano letivo!

    8. E finalmente, para algumas crianças é motivo de entusiasmo para regressar às aulas escolher, juntamente com os pais, o material escolar novo e manterem-no limpo e ordenado…(pelo menos nas primeiras semanas).

Seja exemplo;  Seja empático; Converse sobre as mudanças, Encoraje, celebre e motive! Mostre o lado positivo de aprender, de ter amigos, de ter rotina, de crescer. Não é só no Verão que nos divertimos! 

Acabaram as férias, mas não a diversão!

Bom ano letivo 2023/2024!

Equipa Executiva CCA

Equipa Executiva CCA

Dina Santana, Marisa Bossa, Sarah Moura

Latest blogs

“Quando a vida acontece”

André Mota | 08th February 2024

Empatia gera calma

Equipa CCA | 12th December 2023

As crianças são verdadeiramente o futuro!

Marisa Moreira Bossa | 05th June 2023

Olhos abertos!

Rute Carla Nunes Xavier | 21st March 2023

> View all latest blogs