Blog

Realmente precisamos do TLG aqui!

Realmente precisamos do TLG aqui!

01st April 2021

Quando me pediram para viajar do norte da Inglaterra para falar numa conferência da comunidade local num subúrbio da ensolarada Lisboa, parecia-me que havia apenas uma resposta possível: “Sim, claro. Eu adoraria ir!”.  Estávamos na primavera de 2008 e o plano para duas noites e um dia seria tempo suficiente para ver o sol e inspirar aqueles que desejam fazer a diferença na sua comunidade. 

Com a ajuda de um intérprete, pude compartilhar a história do TLG desde o nosso início num clube juvenil no centro da cidade, até ao que estava a ser replicado no nosso programa com os Centros de Educação em toda a Inglaterra. Quando a conferência foi interrompida para o almoço, fui abordado por um professor americano - Jordan Kleber, que morava em Portugal há vários anos. Jordan foi direto ao assunto: “Realmente precisamos do TLG aqui!”. 

Jordan e eu conversamos durante o almoço sobre os desafios que as crianças com dificuldades enfrentam em Portugal, mas eu estava muito consciente da complexidade do programa do Centro de Educação TLG, onde os jovens passam longos períodos fora da escola acompanhados pelas nossas equipas especializadas, e o desafio de vir a desenvolver algo semelhante noutro país. Embora não houvesse uma maneira óbvia de partilhar o TLG tal como o conhecíamos naquela época, estou muito feliz pelo facto do Jordan e eu termos mantido contato. 

Levaria ainda mais quatro anos, até que a história do TLG se desenrolasse de uma forma que nos permitisse preparar os voluntários com os recursos e a experiência para apoiar as crianças, passando uma hora por semana com elas na escola. O Programa de Intervenção Precoce do TLG foi testado no Reino Unido em 2010 e imediatamente vimos a diferença que os coaches voluntários poderiam fazer apoiando regularmente as crianças antes que os problemas piorassem.

Assim, em 2012, pudemos receber a visita de Jordan e do seu amigo Alfredo Abreu, Diretor Executivo da Serve The City, uma associação sem fins lucrativos com sede em Portugal. Eles juntaram-se a nós para um evento de formação com coaches voluntários e aí começamos a planear como seria um programa piloto de Intervenção Precoce do TLG em Portugal. 

Como sempre acontece em qualquer novo empreendimento, encontrar os líderes pioneiros é uma das partes mais importantes. A visita do Alfredo Abreu, foi logo seguida por uma viagem ao Reino Unido da Joana Gama, uma educadora de infância com um grande coração para crianças com dificuldades na escola. As nossas conversas com o Alfredo e a Joana levaram ao lançamento, em Setembro de 2014, de um programa piloto para a implementação do programa de coaching da TLG em Lisboa.

Para destacar o foco em relacionamentos de apoio, escolhemos chamar ao programa de “Crescer com Amigos” CCA. Estávamos realmente interessados ​​em ver até que ponto os voluntários estariam dispostos a doar seu tempo e serem preparados para ser suporte na vida destas crianças, e também para ver como este programa seria recebido pelas escolas portuguesas. 

O que se seguiu foi verdadeiramente notável! Joana Gama em conjunto com a sua amiga Sarah Moura foram as duas líderes inspiradoras da “Crescer com Amigos” CCA. Os voluntários deram o passo em frente, as escolas perceberam a necessidade e o financiamento foi surgindo por meio de Hope Givers - pessoas comuns, generosas, que através de pequenos donativos mensais permitem que o programa se mantenha e desenvolva e que as crianças sejam efetivamente ajudadas. Após esta fase inicial, a Crescer com Amigos tornou-se numa associação sem fins lucrativos, que em parceria com igrejas locais, fornecem voluntários que são recebidos nas escolas.

Tivemos o imenso privilégio de ver várias crianças com dificuldades sociais, comportamentais e emocionais nas escolas, serem apoiadas no sentido de expressar as suas emoções e falar sobre essas mesmas dificuldades. Acolhemos crianças que enfrentam dificuldades como o luto, a doença, a pobreza e alterações no ambiente familiar ou escolar, e apoiamo-las no lugar onde elas podem encontrar estabilidade e enraizar uma boa relação com a escola. 

É um grande privilégio pessoalmente desempenhar um papel de suporte, compartilhar recursos e sistemas de apoio que permitam que os voluntários estejam com as crianças todas as semanas. A Associação sem fins lucrativos TLG Crescer com Amigos, tem uma grande visão para apoiar as crianças que lutam com estas dificuldades em todo o país. Atualmente sob a liderança de Marisa Bossa, como Diretora Executiva, a pequena equipa -que continua a incluir as pioneiras originais Joana e Sarah - avança para fazer novos contatos e parcerias com escolas, voluntários e Hope Givers (Doadores de Esperança) que tenham no seu coração o desejo de ajudar estas crianças.  

Com o impacto do Covid-19 na saúde mental e bem-estar emocional das crianças, o apoio do CCA é fundamental, exatamente para um momento como este, na vida das crianças no Reino Unido e em Portugal. 

- Tim Morfin

Tim Morfin

Tim Morfin

Tim Morfin é o fundador e CEO da TLG no Reino Unido. Tim, em conjunto com um grupo de outros voluntários de uma igreja local, começou o TLG ajudando jovens com dificuldades na escola em Bradford. Ele agora lidera a organização a nível nacional, comprometido em levar esperança e um futuro para as crianças e suas famílias. Ele é casado com Rachel e tem três filhos adolescentes. É membro da Direção da CCA – Crescer com Amigos em Portugal.

Latest blogs

“Quando a vida acontece”

André Mota | 08th February 2024

Empatia gera calma

Equipa CCA | 12th December 2023

Próxima paragem: “regresso às aulas”

Equipa Executiva CCA | 05th September 2023

As crianças são verdadeiramente o futuro!

Marisa Moreira Bossa | 05th June 2023