Blog

Saúde Emocional

Saúde Emocional

02nd November 2021

Que viagem, numa autêntica montanha-russa emocional, tem sido a nossa vida nos últimos 18 meses! Se está a ler isto, quero dizer-lhe em primeiro lugar 'muitos parabéns' por se ter aguentado durante todos os altos e baixos que enfrentou recentemente.

Como nunca antes nas nossas vidas, foi-nos pedido coletivamente que definíssemos com clareza, qual o nosso verdadeiro 'espaço seguro'. O lar de cada um tornou-se de certa forma esse espaço seguro, foi um porto seguro para alguns e para outros representou uma oportunidade de investir tempo com aqueles com quem vivemos.

Para outras pessoas foi uma possibilidade de abrandar o ritmo, enfrentar os desafios da escola em casa, dar mais passeios ou não sair tanto de casa, mas quaisquer que tenham sido as nossas respostas necessárias a esta fase desafiante da vida, certamente realçaram/evidenciaram a saúde dos nossos relacionamentos.

A necessidade de alguns de nós se afastarem dos locais onde viviam habitualmente ou de encontrarem outros espaços seguros longe daqueles com quem se vive, tem sido também a triste e desafiante experiência para muitos. Sabemos que para um número significativo de crianças que já se debatiam com desafios e dificuldades em casa, estar fechado neste espaço durante o tempo da pandemia, terá sido mesmo muito difícil.

Na TLG no Reino Unido e em Portugal, sabemos que para muitas crianças, ter a amizade e o apoio de um coach voluntário que as ajuda a processar todas as suas lutas, ansiedades e dores, irá contribuir bastante para aumentar a sua resiliência e bem-estar, enquanto regressam à escola e à rotina das suas vidas num mundo pós-covid.

Ainda há um longo caminho a percorrer antes de lá chegarmos plenamente, mas temos Esperança de que, à medida que as crianças regressam à escola, o coaching possa recomeçar para muitos e um novo coaching possa começar a trazer prestação de cuidados e apoio às nossas crianças, com tantos desafios nas suas vidas.

No seu livro “Born for Love”, o Dr. Bruce Perry escreve: 'As relações são os agentes de mudança e a terapia mais poderosa é o amor humano'. Não só acreditamos nisto, como vimos o impacto positivo que o coaching pode ter na vida de uma criança e da sua família.

O Dr. Martin Luther King Jr. referiu: 'O ódio e a amargura nunca podem curar a doença do medo, só o amor pode fazê-lo'. Com tantas emoções fortes e esmagadoras a serem sentidas por muitos, estima-se que mais 1,5 milhões de crianças e jovens necessitarão de apoio à saúde mental nos próximos cinco anos, como resultado desta pandemia. **NHS, 2021, 1,5 Milhões no Reino Unido

No estudo COVID-19 in Portugal: exploring the immediate psychological impact on the general population através de um inquérito online realizado em Portugal, com cerca de 10.500 participantes da população em geral foram relatados níveis relativamente baixos de ansiedade, depressão e stress, mas metade (49,2%) relatou impacto psicológico moderado a grave da pandemia COVID-19.

Estes resultados, como os de outros estudos, mostram que é necessária atenção especial à saúde mental da população em geral, principalmente nas crianças.

A CCA permite o desenvolvimento e aplicação de intervenções adequadas para melhorar a resiliência psicológica e minimizar o impacto negativo das dificuldades emocionais, especialmente em indivíduos mais vulneráveis.

É, portanto, crucial fornecer às crianças portuguesas apoio educacional e emocional adicional o mais cedo possível. Fazemos isso através do nosso projeto de Intervenção Precoce da Associação Crescer com Amigos.

Estamos empenhados em caminhar juntos com crianças, jovens e famílias e crescer juntos num percurso de saúde emocional. Muitas vezes, quando viajamos ao lado daqueles que estão a lutar com estas dificuldades, algo de espantoso acontece; ambos mudamos para melhor.

Podemos crescer em compreensão, empatia para com a criança que apoiamos, e podemos ver as crianças acalmar, equilibrar e aprender a lidar com as suas ansiedades e emoções, ao terem um apoio cheio de amor.

É tão inspirador ver tantos voluntários em Portugal, cheios de fé, esperança e amor, a dar um passo em frente para fazer uma caminhada ao lado de crianças e jovens num momento como este que vivemos.

Gostaria de se envolver e juntar-se a nós na transformação de vidas de uma vez por todas?

Pode fazer isto de 3 maneiras:

1. Juntar-se à nossa equipa sempre crescente de coaches voluntários que trazem Esperança às crianças que precisam de alguém para as ouvir, em horário escolar.

2. Juntamente com milhares de outros doadores de esperança, poderá contribuir com ajuda financeira e apoiar as crianças que dão passos no sentido de regular o seu stress, crescer em amizade e estabilidade, para assim melhor aprender nas suas salas de aula.

3. Pode partilhar as suas sugestões com todos os que estão envolvidos neste trabalho maravilhoso no apoio às crianças e suas famílias através dos contactos: info@tlgcca.pt / 928 110 286

Juntemo-nos aos milhares de voluntários que fazem a diferença em todo o Reino Unido e em Portugal, juntos podemos mostrar que esta parceria a nível nacional e internacional é forte, e que faremos a diferença, quando apoiamos crianças com dificuldades emocionais, comportamentais e sociais e as suas famílias.

Rae Morfin

Rae Morfin

Fundadora do Programa de Intervenção Precoce do TLG (Transforming Lifes for Good) e responsável pela área do Apoio Terapêutico. É também a autora de “The Emotional Rollercoaster” e da série “Let's think about...” para adultos que apoiam a vida de crianças e jovens com dificuldades emocionais e comportamentais.

Latest blogs

“Quando a vida acontece”

André Mota | 08th February 2024

Empatia gera calma

Equipa CCA | 12th December 2023

Próxima paragem: “regresso às aulas”

Equipa Executiva CCA | 05th September 2023

As crianças são verdadeiramente o futuro!

Marisa Moreira Bossa | 05th June 2023