Blog

Sete hábitos dos bons pais e dos pais brilhantes

Sete hábitos dos bons pais e dos pais brilhantes

06th April 2023

Todos podemos ser bons pais, mas penso que ainda podemos ser pais brilhantes.  A educação é algo que me apaixona e é por isso que procuro saber mais.  Desenvolvo o Grupo de Pais no sentido de termos oportunidade de refletir sobre a educação.

As crianças não nascem com livros de instruções e nós pais precisamos de parar para refletir no que andamos a fazer com os nossos filhos.

Tive oportunidade de ler um livro que aconselho todos os pais, educadores e professores a lerem: “Pais brilhantes, Professores fascinantes” de Augusto Cury. É na base desta leitura que deixo estas pequenas dicas que nos podem ajudar a melhorar a nossa educação e o processo de educação no qual não há uma fórmula perfeita e uma receita concreta.

Aqui vai o desafio para reflectirem, tentarem visualizar-se na vossa prática diária e pensarem como agir no futuro na educação dos vossos filhos.

- Os bons pais dão presentes, os pais brilhantes dão o seu próprio ser:

Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver nos seus filhos: auto-estima, protecção da emoção, capacidade de trabalhar perdas e frustrações, de filtrar estímulos stressantes, de dialogar e de ouvir.

Dar algo que o dinheiro não pode comprar: o seu ser, a sua história, experiências, as suas lágrimas, o seu tempo.

Educar é cada um penetrar no mundo do outro.

Passar tempo com a criança a conhecê-lo e deixá-lo a conhecer a si próprio.

- Os bons pais alimentam o corpo, os pais brilhantes alimentam a personalidade:

Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver nos seus filhos: a reflexão, segurança, liderança, coragem, optimismo, capacidade de superação do medo e de prevenção de conflitos.

Por vezes estamos tão preocupados com a rotina diária, será que lavou os dentes, será que comeu tudo e esquecemo-nos que é igualmente importante pararmos para conversar.

Preparar o nossso filho para o “ser”pois o mundo o preparará para “ter”.

Ajudar os jovens a proteger a sua emoção. Ajudar a pensar e reflectir nos seus problemas, ouvindo atentamente sem que eles se fechem em si proprios. Conhecer os nossos filhos de forma a criar laços de amizade e confiança para que os ajudarmos a lidar com as suas lutas diárias

Fazer perguntas ao filho é essencial. Alimente a personalidade dos seus filhos com sabedoria e tranquilidade. Fale dos seus problemas e dificuldades pelas quais passou. Não precisamos de ser sempre os super pais.

- Os bons pais corrigem os erros, os pais brilhantes ensinam a pensar

Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: consciência, crítica, pensar antes de reagir, fidelidade, honestidade, capacidade de questionar, responsabilidade social.

Os bons pais corrigem falhas , os pais brilhantes ensinam os filhos a pensar. Fazer os filhos reflectirem antes de criticar.

Não insista em repetir as mesmas coisas para os mesmos erros, para as mesmas teimosias. Educar não é repetir palavras, é criar ideias, é encantar. Os mesmos erros merecem novas atitudes.

Não seja um manual de regras, é necessário sermos flexíveis pois a personalidade da criança está sempre a mudar e por isso temos de nos adaptar. Devemos explicar as causas e consequências dos nossos actos, estimular a arte de pensar. Surpreender os nossos filhos é dizer ou fazer coisas que eles não estão à espera, mudar o modo de reagir às coisas, aos erros, às suas expectativas.

Exemplo: se o filho grita está a espera que o pai também grite, surpreenda-o ...

Use a criatividade e a sinceridade.

- Os bons pais preparam os filhos para os aplausos, os pais brilhantes preparam os filhos para os fracassos.

Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: motivação, ousadia, paciência, determinação, capacidade de superação, habilidade para criar e apropriar oportunidades.

É necessário como modelos de imitação que somos não escondermos dos nossos filhos que também temos derrotas, problemas, não somos os super pais, heróis, é necessário sermos capazes de dizer aos filhos “ eu errei, desculpa-me, eu preciso de ti”.

- Os bons pais conversam, os pais brilhantes dialogam como amigos

Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: solidariedade, companherismo, prazer de viver, optimismo, inteligência interpessoal.

Há uma diferença entre conversar e dialogar: conversar é falar sobre o mundo que nos cerca, dialogar é falar sobre o mundo que somos. É contar experiências...
Por vezes os comportamentos inadequados são clamores que imploram a presença, o carinho e atenção dos pais.
É importante os filhos reconhecerem nos pais grandes amigos.
É importante os nossos filhos nos admirarem para termos influencia sobre eles

- Os bons pais dão informação, os pais brilhantes contam histórias


Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: criatividade, espirito inventivo, perspicácia, raciocinio esquemático, capacidade de encontrar soluções em situações tensas.

Os bons pais são uma enciclopédia de informações, os pais brilhantes são agradaveis contadores de historias
Contar histórias amplia o mundo das ideias, areja a emoção, dilui as tensões.

- Os bons pais dão oportunidades, os pais brilhantes nunca desistem


Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: apreço pela vida, esperança, perseverança, motivação, determinação e capacidade de se questionar, de superar obstáculos e de vencer fracassos.

Os bons pais são tolerantes com alguns erros dos seus filhos, os pais brilhantes nunca desistem deles.
Os pais brilhantes são semeadores de ideias e não controladores.
Aprenda a dizer “não” aos seus filhos sem medo. Se eles não ouvirem “ não” dos seus pais, não eatarão preparados para ouvir “não “ da vida.
Os pais não devem ceder a chantagens e pressões dos filhos, caso contrário a emoção das crianças e jovens tornar-se-à um baloiço: num momento serão dóceis, noutro explosivos...

Os pais devem negociar e definir quais são os limites inegociáveis.


Para reflectir:
“ os filhos não precisam de pais extraordinários, mas de seres humanos
que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar no seu coração.”

- Miriam Pego

Miriam Pego

Miriam Pego

Miriam Pego é casada com o Marcos há 16 anos, namoram há 18 e são pais de duas meninas com 13 e 10 anos. A Miriam é licenciada em Educação de Infância e especializada em Educação Parental. É ainda formada em Coaching e Inteligência Emocional. É a diretora do ministério Family Life na área do Grande Porto, onde realiza atividades que promovem o bem-estar familiar e que ajudam as famílias a descobrir o seu propósito.

Latest blogs

“Quando a vida acontece”

André Mota | 08th February 2024

Empatia gera calma

Equipa CCA | 12th December 2023

Próxima paragem: “regresso às aulas”

Equipa Executiva CCA | 05th September 2023

As crianças são verdadeiramente o futuro!

Marisa Moreira Bossa | 05th June 2023

Olhos abertos!

Rute Carla Nunes Xavier | 21st March 2023

> View all latest blogs