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Stress na infância e na adolescência

Stress na infância e na adolescência

02nd December 2020

 

No artigo “How to Help Children and Teens Manage Their stress” escrito em Outubro de 2019 a APA (American Psychological Association) aborda a questão do controle do stress na infância e adolescência. 

O stress poderá estar presente antes de um momento de prova e poderá até inspirar uma criança a estudar mais quando prefere ficar com os amigos, mas se falarmos de stress crónico a conversa já será completamente diferente. Se não for controlado, o stress a longo prazo pode contribuir para uma longa lista de problemas de saúde física e mental. O stress prolongado pode causar tensão elevada, enfraquecer o sistema imunológico e contribuir para doenças como obesidade e outras doenças cardíacas. Também pode levar a problemas de saúde mental, como a ansiedade e a depressão - distúrbios que estão a tornar-se cada vez mais comuns na infância e juventude. Num estudo de 2018, os pesquisadores analisaram os dados da Pesquisa Nacional de Saúde Mental e descobriram que as taxas de ansiedade e depressão aumentaram em crianças de 6 a 17 anos, de 5,4% em 2003 para 8,4% em 2011-12. 

As crianças e os adolescentes podem encontrar maneiras saudáveis ​​de lidar com a situação. Juntos, as crianças e os seus pais poderão aprender a identificar os sinais de stress excessivo e, com as ferramentas certas, aprender a controlá-lo. 

Fontes de stress em crianças 

Para crianças mais pequenas, a tensão em casa é uma fonte comum de stress. Os filhos podem ser perturbados por discórdias familiares ou divórcio, por exemplo. Grandes mudanças nas suas vidas, como um novo padrasto/madrasta ou um novo lar, também poderão ser difíceis para uma criança. E isto é verdade mesmo quando essas mudanças são profundamente felizes, como a chegada de um novo irmão. 

A escola é outra fonte frequente de preocupação para as crianças. As crianças pequenas poderão ficar ansiosas com a possibilidade de fazer novos amigos, lidar com colegas que os intimidam (bullies) ou dar-se bem com os seus professores. Eles também podem estar preocupados com testes e notas. 

A escola continua a ser um dos principais fator de stress. Uma pesquisa de 2013 da APA descobriu que o stress era extremamente comum entre os adolescentes por exemplo: 83% dos adolescentes pesquisados ​​referiram que a escola era uma fonte significativa ou algo significativa de stress. Os colegas podem ajudar a atenuar este stress, mas também podem ser uma fonte que contribua para o seu aumento. As relações sociais são especialmente importantes no período da adolescência. 

Reconhecer os sinais de stress 

Os sinais de stress na infância e juventude podem aparecer de várias maneiras: 

  1. Irritabilidade e raiva: as crianças nem sempre têm palavras para descrever como se estão a sentir e às vezes a tensão transforma-se em mau humor. As crianças e adolescentes stressados ​​podem ser mais temperamentais ou argumentativos do que o normal.  

  2. Mudanças no comportamento: Uma criança que costumava ser disponível para ouvir de repente está muito interventiva e apresenta um comportamento mais agressivo. Uma criança que antes era bastante ativa agora não quer sair de casa.  

  3. Mudanças repentinas podem ser um sinal de que os níveis de stress estão altos.  

  4. Problemas em dormir: uma criança ou adolescente pode reclamar com cansaço frequentemente, dormir mais do que o normal ou ter dificuldade em adormecer à noite. Esquecer as suas responsabilidades: se de repente a criança que até era cumpridora deixa de fazer os trabalhos de casa, esquece as suas obrigações ou começa a adiar mais do que o normal, o stress poderá ser um fator a considerar.  

  5. Mudanças alimentares: Comer muito ou pouco podem ser reações ao stress. Ficar doente com mais frequência: o stress pode manifestar-se através de sintomas físicos. As crianças que se sentem mais ansiosas frequentemente relatam dores de cabeça ou de estômago por exemplo. 

Gerir o stress com crianças e adolescentes 

Enfrentar os fatores causadores de stress e ansiedade faz parte da vida e isso aplica-se tanto a crianças como a adultos. Estas estratégias podem ajudar a manter o stress mais controlado: 

  1. Dorme bem. O sono é essencial para o bem-estar físico e emocional. Os especialistas recomendam entre 9 a 12 horas de sono por noite para crianças de 6 a 12 anos. Os adolescentes precisam de 8 a 10 horas por noite. O sono deve ser uma prioridade para manter o stress sob controlo. Limite o uso dos ecrãs à noite e evite manter os dispositivos digitais no quarto.  
  2. A atividade física é um calmante essencial para pessoas de todas as idades.  
  3. Conversa. Falar sobre situações que despertam stress e ansiedade com um adulto de confiança pode ajudar as crianças e adolescentes a colocar as coisas em perspectiva e encontrar soluções.  
  4. Reserva um tempo para te divertires e ficares quieto. Assim como os adultos, as crianças e os adolescentes precisam de tempo para fazer o que lhes traz alegria, seja um tempo não estruturado para brincar ou horas ininterruptas para ouvir música ou desenhar. Além disso, enquanto algumas crianças crescem a saltar de atividade em atividade, outras precisam de mais tempo de descanso.  
  5. Encontra um equilíbrio saudável entre as atividades favoritas e o teu tempo livre. Vai até à rua. Passa algum tempo envolvido pela natureza pois esta é uma forma eficaz de aliviar o stress e melhorar o bem-estar geral. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que vivem em áreas com mais áreas verdes apresentam menos depressão, ansiedade e stress.  
  6. Escreve sobre isso. A pesquisa descobriu que expressar-se por escrito pode ajudar a reduzir o sofrimento mental e melhorar o bem-estar. Algumas pesquisas descobriram, por exemplo, que escrever sobre sentimentos positivos - como as coisas pelas quais te sentes grato ou orgulhoso, pode aliviar os sintomas de ansiedade e depressão.  

Como é que os pais podem ajudar?

Os pais e outros cuidadores têm um papel importante a desempenhar, adotando os seus próprios hábitos saudáveis ​​e ajudando as crianças e adolescentes a encontrar estratégias para controlar o stress. Algumas sugestões: 

  1. Coping saudável do modelo. Os cuidadores podem conversar com as crianças sobre como elas pensaram e lidaram com suas próprias situações stressantes. Deixe que as crianças resolvam alguns dos seus problemas. É natural querermos reparar todos os problemas dos nossos filhos. Mas quando os pais se empenham em resolver cada pequena falha, os seus filhos não têm a possibilidade de aprender a desenvolver capacidades saudáveis ​​de resolução. Deixa os teus filhos tentarem resolver os problemas de baixo risco sozinhos e eles ganharão confiança que lhes permitirá lida com factores de stress e frustrações.
  2. As crianças de hoje passam muito tempo online, onde podem encontrar conteúdos questionáveis, cyberbullying ou sentir claramente as pressões dos colegas das suas redes sociais. Os pais podem ajudar ensinando seus filhos a serem consumidores digitais experientes e limitando o tempo online.  
  3. Combate os pensamentos mais negativos. "Eu sou péssimo em matemática." "Eu odeio o meu cabelo." “Eu nunca vou entrar para aquela equipa”. Porquê experimentar? ” As crianças e adolescentes podem facilmente cair nesta armadilha dos pensamentos mais negativos. Quando as crianças usam uma conversa interna negativa, não te limites somente a discordar. Pede-lhes que realmente pensem, reflitam se o que dizem é mesmo verdade e recorda as ocasiões em que trabalharam muito e melhoraram. Aprender a enquadrar as coisas positivamente vai ajudará a desenvolver resiliência ao stress. 

 Como é que os psicólogos podem ajudar?

Os psicólogos são especialistas em ajudar as pessoas a controlar o stress, a ansiedade e a estabelecer hábitos positivos na saúde mental. Visita o site da OPP (Ordem Psicólogos Portugueses) para aconselhamento sobre como escolheres um psicólogo. 

 

Referências:

  1. National Institute of Mental Health: 5 Things You Should Know About Stress 
  2. Epidemiology and Impact of Health Care Provider-Diagnosed Anxiety and Depression Among U.S. Children, Bitsko, R. H., et. al., Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics, 2018 
  3. APA: Stress in America 2013 Highlights 
  4. APA: Stress in America, Generation Z (2018) (PDF, 3.7MB) 
  5. American Academy of Pediatrics: American Academy of Pediatrics Supports Childhood Sleep Guidelines 
  6. Exposure to Neighborhood Green Space and Mental Health: Evidence from the Survey of the Health of Wisconsin Beyer, K.M., et. al.,  International Journal of Environmental Research and Public Health, 2014. 
  7. Online Positive Affect Journaling in the Improvement of Mental Distress and Well-Being in General Medical Patients With Elevated Anxiety Symptoms: A Preliminary Randomized Controlled Trial Smyth, J.M., et. al., JMIR Mental Health, 2018 
  8. Taming the Adolescent Mind: A Randomised Controlled Trial Examining Clinical Efficacy of an Adolescent Mindfulness‐Based 
  9. Society of Clinical Child & Adolescent Psychology:  Effective Child Therapy  

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