Blog

Advento

Advento

21st December 2021

Estamos a entrar na estação que nos nossos calendários cristãos se denomina de Advento.

Advento é uma palavra latina que significa – vinda ou chegada. Este é o momento em que nos preparamos para a chegada do Natal e há muitas maneiras de o fazermos. Alguns gostam de começar cedo a fazer as compras de Natal de modo a evitar os centros comerciais e as longas filas de espera. Outros começam a planear e preparar os doces especiais que são tradicionais desta época do ano. Outros começam a decorar as suas casas em tons de vermelhos e verdes, montam as árvores de Natal e penduram uma grinalda.

Tradicionalmente, o advento é a época em que esperamos ansiosamente pela chegada da Esperança, Paz, Amor e Alegria.

Passámos por um conjunto de anos difíceis com o Covid-19 a alterar as nossas vidas e a levar ao limite a nossa paciência. A época do Advento ensina-nos a esperar por dias melhores, a esperar por uma cura, a esperar que todos possamos celebrar o Natal juntos. Na CCA, queremos que todas as crianças se sintam amadas e protegidas nesta estação do ano. Desejamos que elas compreendam o quão especiais são. E esperamos que tenham um futuro melhor e mais brilhante.

É difícil imaginar sentir-se em paz nesta época do ano. Dezembro é normalmente um mês caótico. Cheio de festas, a longos dias de trabalho, atividades escolares e reuniões familiares. Com muita culinária, limpeza, planeamento e preparação à mistura. Mas podemos aprender a viver em paz no meio de tudo isto. O Advento convoca-nos a abrandar e a respirar fundo. Dê um passeio até lá fora e desfrute do ar fresco, ouça o som do ranger debaixo dos pés enquanto caminha, e sinta o sossego da noite.

Queremos que todas as crianças sintam paz neste Natal. Queremos que experimentem momentos de sossego felizes com as suas famílias, sabendo que estão seguras e são bem cuidadas.

Nesta época usamos muito a palavra "amor". Parece que amamos tudo, o que faz com que a palavra perca o seu significado mais profundo. O amor significa sacrifício e por vezes sofrimento pelo bem de outra pessoa. O amor é paciente e bondoso. O amor não se zanga rapidamente, mas perdoa com rapidez. O amor dá o benefício da dúvida. O amor expressa alegria quando coisas boas acontecem aos outros, e chora quando outros estão em sofrimento. A família CCA anseia por ver cada criança a experimentar o verdadeiro amor neste Natal, e durante todo o ano também.

Talvez a alegria seja mesmo a palavra mais óbvia no Natal. Alegria como compreensão profunda da satisfação que nenhuma circunstância pode perturbar. A alegria é uma profunda sensação de prazer em estarmos vivos e em relação com os outros. Neste advento, a família CCA espera que cada um de vós e das vossas famílias experimentem a verdadeira alegria nesta época. Aguardamos com expectativa as histórias de Natal das crianças de todo o país, enquanto experienciam a alegria desta estação.

Advento, vinda, chegada. De que está à espera para vir ou chegar? Em vez de esperar pela chegada do Natal, talvez este ano possa esperar pela chegada da esperança, da paz, do amor e da alegria. Esta é a nossa esperança para si, para as crianças com quem trabalhamos e para as restantes também: que época natalícia seja preenchida até transbordar com estes presentes inestimáveis.

- Connie Main Duarte

Connie Main Duarte

Connie Main Duarte

Connie é a Presidente da Direção da CCA. Ela nasceu no Canadá e mudou-se para Portugal em 1998 para trabalhar com estudantes universitários com GBU (Grupo Bíblico Universitário). Atualmente, Connie é pastora numa igreja protestante no Estoril. É casada com João e tem 2 filhos adolescentes.

Latest blogs

“Quando a vida acontece”

André Mota | 08th February 2024

Empatia gera calma

Equipa CCA | 12th December 2023

Próxima paragem: “regresso às aulas”

Equipa Executiva CCA | 05th September 2023

As crianças são verdadeiramente o futuro!

Marisa Moreira Bossa | 05th June 2023