Blog

As crianças são verdadeiramente o futuro!

As crianças são verdadeiramente o futuro!

05th June 2023

As crianças são verdadeiramente o futuro!

Chegam quase sempre com sorriso imenso, gostam de dar abraços quentes cheio de afeto e de um modo extremamente sincero mostram os sentimentos. Gostam de brincar como ninguém, de agarrar legos, pintar, fazer construções, jogar futebol, saltar à corda, correr, pular, enfim de fazer o que as crianças precisam e apreciam fazer. Um brincar cheio de cooperação e interajuda, repleto de imaginação cheio de interações e de construção de novas relações.

Há sempre uma certa agitação, uma espécie de agitação natural com risos, gritos enfim tudo o que é normal na vida de uma criança. Com cada criança conseguimos construir criado uma relação que é única, repleta de pequenos momentos que podem passar despercebidos, mas que são momentos que nos ajudam a ver o interior de cada uma delas e a sentir que o caminho que fazemos em conjunto é tão relevante e cheio de afeto.

As crianças cheias de afetividade, de vontades, de desejos e de sonhos têm de ser celebradas todos os dias, e a nossa responsabilidade enquanto potenciadores do seu futuro, e nunca obstáculos, tem de ser recordada.

E por vezes espontaneamente juntam-se a nós e começamos conversas muito ricas, momentos únicos de atenção, de confidencias e um crescente de confiança. Conversamos sobre o dia, sobre a semana, sobre o que é ser criança o que queremos e gostamos de fazer e também conversamos sobre o que sentimos. Escutar é tão importante nesta relação de afeto que se vai criando e desenvolvendo. Temos de estar despertos para esta escuta ativa, sincera para que a criança se sinta relevante e verdadeiramente ouvida.

E nesta relação construída que a criança vai construindo respeito pelo outro, desenvolvendo a sua capacidade de falar, de criticar, de escutar, de apoiar de entenderem praticamente o que os outros sentem. Através da relação conseguimos dar um sentido e viver cada momento de uma forma completamente particular, especial e única.

E é tão bom conversar apenas, de uma forma natural e continua. As crianças vão crescer e vão sendo como todos da vida responsáveis por cada tarefa que executam, preocupados com o bem-estar dos outros, irão adquirir conhecimentos importantes ao longo da vida que lhes permitirão solucionar problemas e todas serão necessárias. Esta é uma mensagem fundamental a ser transmitida todas são importantes e todas tem um valor!

O Coach ao estar com a criança constrói um espaço de cooperação, de envolvência que promove o sentir, a realização de sonhos, que ajuda a criança acreditar em si própria e a ultrapassar as suas dificuldades. Temos o dever de abraçar a criança, de a fazer sentir digna dos seus direitos, porque todos os dias a criança tem direito a ser feliz, a sentir-se importante para os outros, a continuar a sonhar, a imaginar e a brincar sem parar.

As crianças são verdadeiramente o futuro, por isso temos de cuidar bem dele e não só quando futuro chegar repente!

Marisa Moreira Bossa

Marisa Moreira Bossa

A Marisa é casada com o Nuno e têm 2 filhos. Formada em Psicologia (especialista em psicologia comunitária) e Diretora Executiva da Crescer com Amigos.

Latest blogs

“Quando a vida acontece”

André Mota | 08th February 2024

Empatia gera calma

Equipa CCA | 12th December 2023

Próxima paragem: “regresso às aulas”

Equipa Executiva CCA | 05th September 2023

Olhos abertos!

Rute Carla Nunes Xavier | 21st March 2023

> View all latest blogs