Blog

Como nos adaptámos à Pandemia? 

Como nos adaptámos à Pandemia? 

01st September 2020

À medida que o impacto do Covid-19 se espalha por todo o mundo, na Crescer com Amigos continuamos absolutamente determinados a levar esperança às crianças e famílias vulneráveis. O nosso apoio às crianças em dificuldades nunca foi tão vital em tempos tão incertos como os que vivemos.  

Apesar dos muitos desafios e restrições que enfrentamos, adaptamos o nosso programa de acordo com a orientação do governo e gostaríamos de compartilhar convosco o impacto transformador de vidas que o trabalho do CCA continua a ter, nesta temporada. 

Normalmente, o acompanhamento às crianças decorre em ambiente escolar, uma hora, uma vez por semana, durante todo o ano lectivo. O anúncio do fechamento de escolas, entre outras restrições implementadas, poderia ter sido um desastre para as crianças que apoiamos. Com contacto limitado com a escola, família e amigos, os sistemas de apoio para as crianças como que se desmoronaram da noite para o dia. Como seria a vida em casa por dias e dias a fio? Como é que poderíamos continuar a servir de maneira prática em momentos de pânico e emoções fortes? 

Tentámos permanecer à altura do desafio, para permitir que as crianças continuassem a ser apoiadas, embora num formato diferente. O coaching passou a ser semelhante a uma chamada semanal de telefone ou vídeo para o pai / responsável, na qual a criança apoiada participa na chamada. Muitos coaches descobriram que isso fortaleceu o relacionamento com os adultos do lar. Paralelamente, os coaches partilharam outros recursos e realizaram actividades semanalmente. As crianças foram capazes de as completar com o apoio das suas famílias. Estes packs enviados por correio para as crianças, ajudaram a apoiar o bem-estar emocional de muitos durante este tempo difícil e aumentaram a inspiração quando a criatividade estava a enfraquecer! Muitos coaches receberam “miminhos” de agradecimento das suas crianças, o que animou e motivou as equipas de voluntários. 

Um novo estilo de coaching à distância teve de surgir! 

Somos tão gratos pela vida de todos os nossos coaches voluntários, que continuam a fazer todos os possíveis para apoiar as crianças e as suas famílias em cada comunidade! Para continuar a fornecer este apoio vital e para alcançar ainda mais crianças que atravessam momentos de tantas dificuldades, precisamos muito da tua ajuda.  

Latest blogs

“Quando a vida acontece”

André Mota | 08th February 2024

Empatia gera calma

Equipa CCA | 12th December 2023

Próxima paragem: “regresso às aulas”

Equipa Executiva CCA | 05th September 2023

As crianças são verdadeiramente o futuro!

Marisa Moreira Bossa | 05th June 2023