Blog

É hora de começarmos a levar a sério a lacuna da desvantagem educacional?

É hora de começarmos a levar a sério a lacuna da desvantagem educacional?

01st October 2020

Vamos reflectir um pouco sobre a lacuna de desvantagem educacional. “A principal esperança de uma nação reside na educação adequada da sua juventude” (Erasmus) 

Uma boa educação é a base para cada criança poder construir o seu futuro. Para capacitar a próxima geração, precisamos garantir que eles recebem uma educação abrangente e bastantes oportunidades de desenvolvimento. 

Uma pesquisa recente do Education Policy Institute (EPI) no Reino Unido, sugere que os alunos desfavorecidos estão actualmente a ficar para trás quando comparados com os seus restantes colegas academicamente. 

A lacuna de desvantagem já está presente desde a infância. Na educação pré-escolar, uma criança desfavorecida inicia já 4,5 meses atrás dos restantes. Isso aumenta consistentemente conforme a criança progride na escola, aumentando para 9,2 meses no momento em que ela termina a escola primária. Por outras palavras, quanto mais uma criança progride na escola, mais para trás ela corre o risco de ficar do ponto de vista académico. No ritmo actual, projecta-se que levará mais de 500 anos antes que a lacuna de desvantagem seja completamente eliminada. 

As razões para esta lacuna de desvantagem são múltiplas e bastante complexas. Não existe uma razão simples e óbvia que o justifique assim como também não existe uma solução simples. Há uma série de factores potenciais que podem impactar esta lacuna, incluindo o desenvolvimento inicial da criança, o tipo de privação a que foi sujeita, o ambiente familiar – em conjunto com muitos outros factores sociais, ambientais e psicológicos.  

Reverter esta tendência e fechar de vez esta lacuna, exigirá uma abordagem multi-causal que reúna proactivamente os órgãos relevantes, permitindo a existência de uma resposta unida, bem concertada e consistente, na qual todos possam trabalhar. 

No CCA, estamos comprometidos em alcançar algumas das crianças mais vulneráveis ​​em Portugal, oferecendo ajuda fulcral e transformadora para aqueles que têm dificuldades na área da educação, o que pode ser devido a uma variedade de razões frequentemente muito complexas. 

Os nossos coaches trabalham individualmente com crianças que estão a ter dificuldades na sala de aula por vários motivos. Isso pode incluir ajudá-las a aprender os mecanismos de reconhecimento e gestão das suas emoções, falando com as crianças acerca do que as preocupa e resolvendo quaisquer tipos de dificuldades que estejam a ter em contexto de aula. Isto leva necessariamente a um aumento dos seus níveis de aprendizagem e ajuda-as a sentirem-se mais motivadas e envolvidas no seu processo de educação. 

Desejamos contribuir para eliminar esta lacuna da desvantagem educacional. Queremos que todas as crianças saibam que têm esperança e um futuro, independentemente de sua origem! 

Na pesquisa referida do EPI, as crianças desfavorecidas são aquelas que foram elegíveis para escalão A (alimentação escolar gratuita) referente aos últimos seis anos e as crianças consideradas com um tipo de desvantagem persistente são aquelas que foram elegíveis para escalão A (alimentação escolar gratuita) em pelo menos 80% do seu percurso escolar. 

Latest blogs

“Quando a vida acontece”

André Mota | 08th February 2024

Empatia gera calma

Equipa CCA | 12th December 2023

Próxima paragem: “regresso às aulas”

Equipa Executiva CCA | 05th September 2023

As crianças são verdadeiramente o futuro!

Marisa Moreira Bossa | 05th June 2023