Blog

Estações: encontrar Esperança no meio do desalento!

Estações: encontrar Esperança no meio do desalento!

02nd February 2021

Gostaríamos de refletir um pouco sobre esta nova temporada em que nos encontramos. A pandemia ainda está muito presente apesar da esperança com a chegada da vacina. Entre perturbações, ansiedade e tristeza, há que recordar a esperança no desalento, em momentos de quebramento, e como esta esperança pode dar-nos forças para enfrentar o dia-a-dia.

Já sucedeu com todos certamente, haver momentos em que os nossos filhos têm mais dificuldade em adormecer! De repente regressam à nossa memória as noites difíceis de quando os filhos eram mais pequenos. É tão reconfortante perceber que esta situação não durou para sempre, e não durará para sempre mesmo que suceda ocasionalmente.

Este conforto está disponível para ti e para mim, sejam quais forem os desafios que nos esperam. Ainda vivemos uma situação actual de pandemia devido ao COVD 19, pode haver momentos que nos parecem horríveis agora, pode até parecer que não vai ter um fim, mas vai.

Agora é tempo de nos adaptarmos a uma nova rotina, assim como podemos ter de readaptar a nossa rotina familiar à noite, mas a verdade é que tudo se vai alterando e não irá durar para sempre. É verdade face a quaisquer problemas que estejas a enfrentar na tua vida: em casa, no trabalho, na tua própria saúde mental ou emocional.

Às vezes, é preciso tomar uma atitude, como ligar a um amigo, procurar o apoio de um profissional ou deixar um local ou uma amizade que esteja a ser tóxica. Às vezes, é preciso prosseguir com uma determinação renovada.

O tempo é nosso amigo: ele continuará a passar exatamente no mesmo ritmo, por mais estranho que o mundo ao nosso redor nos pareça, ecoando a natureza imutável e inabalável daquele que O criou e mantém tudo unido e em pleno funcionamento. Cada dia terminará e, eventualmente, cada temporada terminará, anunciando o início de uma nova e diferente.

Então, vamos observar as mudanças das estações no mundo físico ao nosso redor: os dias serão mais longos, as flores irão desabrochar, as folhas nas árvores com um tom de verde especialmente vibrante, até o Outono chegar novamente em força e nos impressionar com lindos tons de castanho.

Vamos tentar encontrar vislumbres da mudança do tempo a um nível metafórico também, e em quaisquer situações que estejamos a enfrentar, vamos permitir que nos encorajem e tragam esperança.

Sempre que possível, vamos tentar encontrar a beleza da estação em que estamos, mesmo que esteja escondida entre o abatimento, o desalento que possamos sentir. O que quer que esteja a acontecer no mundo, no nosso país, na nossa casa e até mesmo na nossa mente e emoções, lembra-te as coisas vão mudar.

Esta temporada vai passar, como sempre sucedeu. Continua, um passo de cada vez – juntos conseguiremos ultrapassar esta fase.

Marisa Moreira Bossa

Marisa Moreira Bossa

A Marisa é casada com o Nuno e têm 2 filhos. Formada em Psicologia (especialista em psicologia comunitária) e Diretora Executiva da Crescer com Amigos.

Latest blogs

“Quando a vida acontece”

André Mota | 08th February 2024

Empatia gera calma

Equipa CCA | 12th December 2023

Próxima paragem: “regresso às aulas”

Equipa Executiva CCA | 05th September 2023

As crianças são verdadeiramente o futuro!

Marisa Moreira Bossa | 05th June 2023