Blog

Jogos tradicionais na Praia

Jogos tradicionais na Praia

02nd August 2022

Os jogos tradicionais são atividades muito simples que apesar de necessitarem muito pouco material, permitem as crianças passar um bom tempo!

Vamos aproveitar os dias de sol, a possibilidade de estarmos ao ar livre e utilizar estas pequenas sugestões que permitem viver momentos de grande alegria, respeito pelas regras, enquanto se trabalham as áreas cognitivas, emocionais e sociais.

A atividade física é sempre algo extraordinário para todas as crianças, pelo que partilhamos exemplos de alguns jogos podem ser realizados com facilidade:

Jogar com uma bola

Material: Uma bola.
Equipas: Duas ou mais equipas de duas pessoas cada.
Espaço: Terreno marcado com duas linhas paralelas (a de partida e a de chegada) traçadas no chão, distanciadas entre si cerca de 20m.
Jogo: Os pares colocam-se atrás da linha de partida, segurando uma bola entre as suas testas. Ao sinal de "partida", deslocam-se em direção à linha de chegada, não podendo deixar cair a bola. Se isso acontecer, a equipa é desclassificada. Ganha a equipa que atravessar a meta em primeiro lugar.

Pernas atadas

Material: Uma corda pequena para cada equipa.
Equipas: Duas ou mais equipas de duas pessoas cada.
Jogo: As equipas colocam-se atrás da linha de partida, estando os dois elementos de cada uma de pernas atadas junto aos pés (a perna esquerda de um elemento atada à perna direita do outro). Ao sinal de "partida", as equipas deslocam-se o mais rapidamente possível para a meta. Se a corda se desatar, a equipa é desclassificada. Ganha a equipa que atravessar a meta em primeiro lugar.

Jogo da colher com batata

Material: Uma colher e uma batata para cada participante.
Número de participantes: Dois ou mais.
Espaço: Semelhante às sugestões anteriores.
Jogo: Os participantes colocam-se atrás da linha de partida, com uma colher na boca e, sobre ela, uma batata. Ao sinal de "partida", deslocam-se em direção à linha de chegada. Se algum deixar cair a batata é desclassificado. Ganha o participante que atravessar a meta em primeiro lugar.

Boas férias!

- A Equipa CCA

Equipa Crescer com Amigos

Equipa Crescer com Amigos

Joana Gama; Marisa Bossa; Rute Cunha

Latest blogs

Vamos ler?

Marisa Moreira Bossa | 12th August 2022

Justiça social

Sarah Moura | 28th July 2022

O Bem Comum

Natanael Gama | 14th July 2022

O que é para mim ser coach…

Genny Chaveiro | 20th June 2022

Porquê elogiar?

Marisa Moreira Bossa | 23rd May 2022

> View all latest blogs