Blog

Relembrar a dignidade rosto a rosto

Relembrar a dignidade rosto a rosto

02nd March 2021

Qualquer pessoa tem uma dignidade intrínseca, independentemente do que fez, faz ou venha a fazer. É um não-negociável, como dizem os britânicos. É inato, imerecido e garantido. É o que é, e nem a pessoa mais monstruosa que o mundo pode conhecer poderá roubar essa condição.

Reparem que não digo que não a possa distorcer, sujar, esquecer ou fazer os outros esquecer essa condição. Mas que não a consegue amputar, isso é facto a partir do momento em que é o que é: uma pessoa feita à imagem de Deus.

O que está em causa nesta afirmação forte não é a capacidade do homem tornar feio o que Deus fez bonito – essa está lá toda, com mais talento nela do que o Cristiano Ronaldo a bater livres -  mas, nessa capacidade, a ausência de poder para desfazer em último grau o que Deus fez – graças a Deus, esse poder, até ao ano 2021, nunca foi dado a nenhum homem e estou convencido que continuará a não ser.

Isto dilacera alguns dos nossos ímpetos para colocar nomes debaixo da coluna dos casos perdidos. Casos perdidos somos todos sem a graça de Deus, e é precisamente uma parte dessa graça que não conseguimos despir deste lado da ressurreição, ao sermos criados, todos, à sua imagem.

Esta introdução toda, num texto do blogue da Associação Crescer Com Amigos, por que raio? Porque é precisamente esse o pressuposto em que a associação assenta. Apoiar as famílias, começando nas crianças, e trabalhando nesse tal triângulo que patrocinamos com o coach, os pais e as escolas, lembrando-as que têm uma dignidade não merecida, mas garantida. E que esta dignidade traz com ela direitos e responsabilidades.

Parte do trabalho da associação Crescer Com Amigos é relembrar a quem já se esqueceu que tem esta dignidade que a tem. Que não é lixo. Que foi costurada de uma forma única por Deus, com capacidades e talentos únicos que devem ser usados. Não se trata de dizer à criança que ela é especial, que deve acreditar em si mesma e seguir os seus sonhos independentemente de quais sejam – o mundo está cheio de crianças especiais que acreditaram em si mesmas, seguiram os seus sonhos e isso foi o pior que lhes aconteceu.

Trata-se de estar ao lado de cada uma delas, rosto a rosto.  Só isto, é notável e raro para a maior parte. A dignidade também é relembrada assim.

Trata-se, também, de trabalhar com elas, desenvolver as suas capacidades, sabendo que o processo é parte do produto também. Como assim? Que o objectivo não é tanto a nota final na disciplina como o esforço da criança nessa disciplina.

O trabalho do coach é na postura, não tanto no produto. Dito isto, e antes que fiquem mais quentes e comecem a sentir suores frios à procura da caixa de comentários para destilar um bocadinho comigo, é com grande orgulho que podemos constatar que, transversalmente, as notas finais das crianças têm sido muito boas e crescentes. Não só a nível comportamental, numa avaliação feita pela escola, pais e coach, como a nível quantitativo. Sim, as notas estão a subir por causa do trabalho do Crescer Com Amigos. Mas isso é uma consequência, não é o que pauta o nosso trabalho.

Queremos começar cedo, o mais cedo possível, a imprimir na compreensão das pessoas a dignidade que já está nelas. O nosso alvo são as crianças. Essas, a que Jesus se referiu mais do que uma vez no seu ensino para nos relembrar também a nós a nossa real condição. Filhos, que precisam de um pai para os guiar.

- Manuel Robalo Ferreira

Manuel Robalo Ferreira

Manuel Robalo Ferreira

O Manuel é casado com a Mariana e têm 3 filhos. É Gestor de Marketing na Vodafone. É Hope Giver e Conselheiro do CCA.

Latest blogs

“Quando a vida acontece”

André Mota | 08th February 2024

Empatia gera calma

Equipa CCA | 12th December 2023

Próxima paragem: “regresso às aulas”

Equipa Executiva CCA | 05th September 2023

As crianças são verdadeiramente o futuro!

Marisa Moreira Bossa | 05th June 2023