Blog

Ser coach - o meu testemunho

Ser coach - o meu testemunho

26th November 2021

Depois de 34 anos de serviço público como educadora de infância em vários contextos educativos, de várias zonas do nosso país (como Lisboa, Seia e Venda do Pinheiro) sempre com uma grande paixão pela profissão que escolhi, decidi que era tempo de parar e enveredar por outro tipo de Projetos. Já o tinha feito no início da carreira quando optei por ser mãe a tempo inteiro, para poder acompanhar de perto os primeiros ano de vida dos meus filhos, mas, agora, por razões bem diferentes, decidi que estava na altura de parar, pedir a reforma, e ocupar o meu tempo num projeto de voluntariado.

Embora nem todas as pessoas compreendessem essa decisão, uma coisa era claro, eu tinha, em mim, esse grande desejo. Nessa altura não sabia bem o que iria fazer mas confiava que Deus me iria orientar.

Em pouco tempo tive conhecimento do Projeto “Crescer com Amigos” que imediatamente despertou em mim o desejo de ser “Coach”. Ao longo da minha carreira e, entre os vários cargos que tive, tinha tido a oportunidade de apoiar crianças com necessidades educativas especiais, mas este projeto trazia algo de novo na sua forma de atuar na vida das crianças, da família e da Escola. Poder intervir/transformando a vida das crianças com insucesso escolar, que tantas vezes perdem o interesse pela escola por estarem a viver problemas emocionais/sociais/familiares graves que geram entre outros, sentimentos de revolta, entusiasmou-me.

A ideia de uma vez por semana poder estar com uma criança durante uma hora para lhe dar a oportunidade de reflectir sobre as suas experiências ajudando-a nos seus desafios incentivou-me. Não haver um programa a cumprir, mas, apenas deixar fluir a criatividade, a afetividade e a empatia entusiasmou-me, principalmente, depois de tantos anos limitada por programações, reuniões e imposições inerentes aos vários cargos de coordenação e gestão que ocupei e onde o afeto ficava em segundo plano.

Ser Coach é estabelecer uma relação afectiva de confiança com uma criança, de modo a ajudá-la a acreditar nela e no adulto que está disponível para a ouvir quando ela quer falar, mas que também está disponível quando ela não quer falar e demonstra a sua tristeza, a sua frustração ou o seu desencanto.

Ser Coach é ajudar a criança a acreditar que ainda é possível mudar o rumo da sua vida com a colaboração de um amigo-coach que o estimula no caminho que tem que percorrer e que acredita que tem estratégias para mudar esse caminho. É também estar disponível para ouvir pais/encarregados de educação, professores e pessoal não docente.

É sempre fácil? Não. Mas é altamente compensador, tantas vezes, lutar por uma vida e tirá-la de um caminho tortuoso tornando-o mais doce, mais colorido, mais esperançoso.

Como cristã gosto de lembrar as palavras de Jesus: “De graça recebeste, de graça dai”

E isto é o que se pede a um “Coach”. Que aquilo que um dia recebeu o dê, para mostrar que é possível uma criança ter um caminho diferente e um futuro diferente contribuindo deste modo, para a formação de um cidadão de pleno direito.

- Margarida Barreiros

Margarida Barreiros

Margarida Barreiros

Iniciou a sua carreira como Educadora de Infância na Stª Casa da Misericórdia de Lisboa e em 1989 iniciou funções na rede pública da Educação Pré-Escolar, do Ministério da Educação tendo trabalhado em zonas bem distintas do nosso país (Zona Centro e Grande Lisboa). Atualmente aposentada, reside em Loures, é casada e tem 3 filhos e dois netos.

Latest blogs

“Quando a vida acontece”

André Mota | 08th February 2024

Empatia gera calma

Equipa CCA | 12th December 2023

Próxima paragem: “regresso às aulas”

Equipa Executiva CCA | 05th September 2023

As crianças são verdadeiramente o futuro!

Marisa Moreira Bossa | 05th June 2023