Blog

Ser Criança no ano 2021

Ser Criança no ano 2021

01st June 2021

Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas o melhor do mundo são as crianças.” – escreveu certa vez Fernando Pessoa.

Com a companhia das crianças lembramos o que também nós um dia sonhámos, recordamos a forma como brincávamos sem olhar para o relógio, revivemos o deslumbramento com que ouvíamos uma história. Ou pode ter sido que tenhamos sido crianças sem possibilidades de grandes sonhos, porque oportunidades nos foram tiradas.

Na análise destes passados, importa reunir todos estes dados e semear o futuro, tendo em conta a individualidade de cada um dos pequeninos que agora cresce, lembrando que queremos um mundo diverso, em que o contexto familiar, a classe social, a cor da pele, não amputam escolhas nem decidem o caminho a traçar.

Precisamos, nós adultos, olhar para as gerações que se seguem e semear alegria, responsabilidade, respeito e cuidado ao nosso redor, ensinando aos mais pequenos o valor da atenção ao próximo, em qualquer idade. Importa que crianças cresçam e brinquem, sim, ao mesmo tempo que importa prepará-las para a vida com a sensibilidade no olhar, conciliando alegria com esperança, ensinando-as a valorizar a liberdade e as oportunidades.

Lembremo-nos de tudo o que nos foi dado ou retirado enquanto crianças e que valores queremos que permaneçam. Cabe a cada um de nós a responsabilidade de investir nos que crescem, assegurando que o fazem com equidade, plantando esperança para o futuro.

- Ana Rute Cavaco

Ana Rute Cavaco

Ana Rute Cavaco

A Ana Rute é casada com o Tiago e têm 4 filhos. É Coach e Hope Giver do CCA.

Latest blogs

Ser coach - o meu testemunho

Margarida Barreiros | 26th November 2021

Saúde Emocional

Rae Morfin | 02nd November 2021

Gratidão

Célia Costa | 21st September 2021

Início do Ano Letivo 2021/2022

Equipa Crescer com Amigos | 15th September 2021