Blog

Ideias para melhorar a concentração nos estudos

Ideias para melhorar a concentração nos estudos

30th August 2021

Manter a concentração na hora de estudar é uma tarefa árdua que exige esforço, disciplina e algumas regras, deixamos algumas dicas:

Escolhe o local certo

Teres um lugar de estudo tranquilo e bem organizado é meio caminho para uma excelente produtividade. Organiza o teu espaço, separa os materiais necessários, evita ter tudo espalhado pois poderá comprometer a tua concentração.

Determina a tua rotina de estudo

Respira fundo, senta-te e coloca ordenadamente todos os tópicos que tens de rever e define a sequência do teu estudo. Organiza os livros de acordo com o tema que vais estudar, escolhe os exercícios a fazer e afasta a brincadeira, é tempo de estudo!

Escolhe um horário equilibrado

Faz uma boa gestão do teu tempo e do conteúdo, não deixes que o teu estudo seja aleatório, segue a rotina definida. Usa de equilíbrio, não exijas demasiadas horas de estudo de ti mesmo pois os níveis de concentração naturalmente irão baixar se estiveres demasiado cansado, o que pode fazer crescer um sentimento de frustração.

Destaca o mais importante

Usa canetas coloridas ou fluorescentes a teu gosto por exemplo para evidenciar a informação mais relevante. Os post its também são muito Esta é uma estratégia que te ajudará a destacar informação mas também a manter a atenção e o foco certo no que é essencial.

O uso de forma criativa de cores ajuda muito a memorização de tópicos específicos.

Estratégias diferentes

Ler é uma estratégia fenomenal para alguns. Mas outra estratégia muito eficaz poderá ser escrever, fazer esquemas (caixas e setas) ou resumos da matéria. Para outras pessoas fingir que estão a dar uma aula ajuda a fixar bem a matéria. Tenta descobrir qual o melhor método para ti, que te ajude a manter a concentração e garanta o melhor processo de aprendizagem.

Livros de apoio

Se considerares necessário esta pode ser uma ajuda preciosa. Recorre a livros de apoio ou de exercícios, em particular nas áreas em que sentes mais dificuldades. Assim poderás com mais facilidade consolidar as tuas aprendizagens e ultrapassar dificuldades que ainda estejas a sentir.

Acima de tudo, não desistas e mantém o teu foco numa constante melhoria. Estás a crescer e a cada dia fazes novas conquistas, no teu tempo e com esperança num futuro sempre risonho!

- Marisa Bossa

Marisa Moreira Bossa

Marisa Moreira Bossa

A Marisa é casada com o Nuno e têm 2 filhos. Formada em Psicologia (especialista em psicologia comunitária) e Diretora Executiva da Crescer com Amigos.

Latest blogs

“Quando a vida acontece”

André Mota | 08th February 2024

Empatia gera calma

Equipa CCA | 12th December 2023

Próxima paragem: “regresso às aulas”

Equipa Executiva CCA | 05th September 2023

As crianças são verdadeiramente o futuro!

Marisa Moreira Bossa | 05th June 2023